" salvos para sermos conforme Jesus Cristo"

O verdadeiro significado da palavra discípulo.

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA DISCÍPULO. 

Infelizmente na época em que vivemos, e contaminados pelo mundo pós moderno as coisas, tem deixado de ter o valor que tem, e tem tomado uma outra dimensão. Hoje  definimos as coisas pelo o que é bom, ou o que devo fazer está mais no fato do que funciona, ou no que satisfaz do que a própria responsabilidade em si.
Somos pessoas que determinam o que é bom e o que é certo e um termo bem fora de moda, e essencial no cristianismo é o discípulo. 
No livro de Atos dos apóstolos os cristão foram perseguidos ferozmente e não passaram por nenhuma reforma. Foram chamados de "o caminho" depois pela primeira vez chamados de cristãos e nunca deixaram de ter a marca de Cristo.
Hoje em dia o termo é evangélico, que até entendo vem da palavra evangelho, mas o que de fato da-nos o direito de sermos chamados de evangélicos?
Não vejo a hora de sermos chamados de discípulos novamente. 
O termo evangélico se difere e se distancia do termo usado nas escrituras para aqueles que são seguidores de Jesus, alias os evangélicos não são os que seguem um movimento mas sim uma pessoa.
Gostaria de mostra o que Jesus disse sobre a grande comissão.
Ide, fazei discípulos, o que seria isso?
Para sabermos melhor sobre o que isso significa temos de saber o que significa sermos discípulos.
O termo discípulos implica diversas ideias importantes nas escrituras. A ênfase principal da palavra está nos vários aspectos de toda a experiência cristã. O termo que usamos é derivado do latim, discípulos. No primeiro século ele significava simplesmente aluno, aprendiz.
Era usado com frequência no mundo filosófico para referir-se ao aluno de um filosofo.
Na septuaginta, o termo é usado em sua forma básica em is8:16. A ideia de aprendiz é predominante nessas passagens do A.T  o termo atinge seu sentido pleno, porem no N.T
Podemos ver que a palavra é bastante usada nos quatro evangelhos. Os discípulos de Moisés jo9:28, e os seguidores de João mc2:18 são exemplos clássicos. A palavra designa também os discípulo dos fariseus, mt22:16, mas é claro que os escritores do N.T estão pensando mais nos discípulos do Mestre Jesus, geralmente com a ideia de aprendiz ou aluno. Aqueles que encontravam a Jesus e se tornavam seus seguidores comprometidos e seus aprendizes eram conhecidos como discípulo.
Está claro que as muitas pessoas que viram ao Senhor tinham graus variados de determinação e lealdade. Por isso, o termo tem uma conotação ampla e outra estreita nos quatros evangelhos. Nos evangelhos o  conceito mais elevado de discípulos está aos doze. Lc6:12-18.
Por volta do segundo século era comum o uso da palavra para mostrar situação daqueles que queria seguir a Jesus. A ideia principal é parece ser que a morte por Cristo provaria que a pessoa é um discípulos autentico.
O programa  basicamente é esse.
Um discípulo é:
a.      Um convertido a Cristo.
b.      Um aprendiz de Cristo.
c.       Uma pessoa disposta a sofrer por Cristo.
d.      Alguém que cumpre a obrigação básica que é fazer outros discípulo.

qQue Deus nos ajude a sermos discípulos do Mestre Jesus, e não somente ficarmos ansiosos em conseguir decisões por Cristo, mas levar outros a amarem o Senhor Jesus e se colocarem debaixo do seu Senhorio. Aceitar a Jesus não implica em meramente emparelhar nossos conceitos aos conceitos doutrinários da Palavra de Deus, não é sermos doutrinados, mas é aceitarmos o seu Senhorio, é deixar que Ele governe cada área da nossa existência. É um comprometimento com a pessoa de Jesus.

P   Pr. Júlio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário