" salvos para sermos conforme Jesus Cristo"

Porque não devo pecar?

Porque não devo pecar?
"Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor."  (Romanos 6 : 11)

Essa é uma grande pergunta sobre quais devem ser nossas motivações para ter uma vida santa. Não me admiro que muitas vezes ficamos frustrados ou não conseguimos dar mais que alguns pulinhos na vida cristã porque temos a motivação errada para sermos santos.
Mas vamos ver na bíblia como isso acontece...
Quando lemos Efésios2:1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, podemos vemos como era a nossa condição antes da regeneração. Éramos mortos, sem vida espiritual. Essa morte foi a consequência do pecado de Adão, que por sua vez não ficou limitado somente a Adão, mas passou a todos os homens. Fico pensando se Deus condenou Adão a morte por um pecado, então o que dizer quando o texto diz que éramos mortos em ofensas e pecados? Podemos então dizer que o estávamos absolutamente mortos, mortos, mortos.
Isso no ensina que o homem está morto, ele não reage a nenhum estimulo, e quando dizemos que está morto espiritualmente é que não reage a nenhum estimulo espiritual. E isso nos ensina o que Deus pensa sobre o pecado. Uma sentença dura foi imposta sobre a raça humana, todos nascem mortos espirituais por causa de um pecado.
Mas o texto de efésios nos diz mais, o pecado ainda se tornou um estilo de vida para os mortos espiritualmente. Imagina se Deus condenou Adão por um pecado, imagina nós que andávamos pecando deliberadamente. E ainda mais o pecado se tornou um meio de prazer. Antes da salvação nós não lutávamos contra o pecado, pelo contrário amávamos ficar cobiçando, adulterando, vingando das pessoas, mentindo, se idolatrando tínhamos prazer na iniquidade. Se Deus condenou o homem a morte por um pecado imagine quando nos deliciamos com o pecado o que Deus pensa.
Mas falando sobre porque não pecar, o que isso representa para nós? Vamos pegar essa realidade antiga de como vivamos, as paixões, os prazeres, ao maus hábitos os vícios vamos associar isso a morte espiritual, éramos assim por causa que não havia reação ao estimulo divino, mas agora como ainda viveremos num estilo de vida de morte espiritual? E ainda mais agora somos vivos temos o estimulo divino para fazermos o que agrada a Deus. "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."  (Filipenses 2 : 13)
Não temos desculpas quando dizemos que não conseguimos vencer qualquer pecado, pois temos o estimulo do Espirito Santo em nossos corações, o problema é que não estamos disposto a reagir ante o convencimento do Espirito Santo.
O que temos que faze ré como Paulo disse em Romanos, devemos considerar como éramos, mortos, sem reação aos estímulos, mas não os de Deus, mas a os da carne, do pecado.
Porque não pecar?
1.       Porque não tem jeito de viver no pecado. Vs1-2
Antes éramos mortos, estávamos sem estimulo para Deus, não reagíamos. Mas agora tudo mudou  estamos vivos e consequentemente mortos para o pecado por causa da regeneração. Isso significa que não temos desculpas para continuar uma vida de morte, sem Deus. Agora aquilo que estava morto agora é vivo e o Espirito de Deus é ativo, só podemos ter uma vida no pecado se quisermos ser oponentes ao Espirito de Deus e isso é loucura. "Não extingais o Espírito."  (I Tessalonicenses 5 : 19) não podemos ter uma vida debaixo do império da morte por causa da vida ativa de Deus em nós.

2.       Porque agora estamos vivos. Vs4. A benção da VIDA recebemos de Deus, no ato da regeneração. O mesmo poder que Deus ressuscitou a Jesus é usado em nós. Lembra éramos mortos, o que um morto pode fazer? Quando somos salvos então é declarado que como Cristo ressuscitou e está vivo assim também estamos tão vivos como Cristo está no céu. A vida de Cristo é atribuída a nós. efesios2:5-6 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6  E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Como viveremos ainda no pecado reagindo aos estímulos da carne se a vida de Deus está em nós? Deus nos deu a sua vida, "Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo."  (II Pedro 1 : 4)a vida de Deus está em nós para fazermos e vivermos para a glória do Pai.
3.       Porque já morremos com Cristo. Vs7-10
Veja ele coloca isso como um fato no passado como que Cristo já condenou a morte, quando ressuscitou. A condição de morte que operava já passou, foi por Cristo paga na cruz, o que nos resta é provar as bênçãos da vida que ele trouxe com a ressureição. O crente anda em novidade de vida não é por causa de um padrão moral ou ético, mas porque recebeu a vida de Cristo. A vida no crente é uma realidade tal qual uma criança quando nasce. Você precisa pedir pra uma criança crescer? É natural. Assim é o crente em Cristo é natural a vida Nele pelos méritos de Jesus.
Glória a Deus por isso porque se fosse por nossos méritos estaríamos ainda hoje mortos. Glória a Deus por Jesus que assumiu nossa morte, e sobre ela triunfou. Deus pai o ressuscitou e com ele trouxe vida a todos os que creem.
Irmão agora estamos mortos mas não para Deus, mas para o pecado. Devemos viver com essa mentalidade de que um dia fomos mortos, mas agora estamos vivos.
Conclusão: essas são algumas razoes porque agrada a Deus termos uma vida de santificação. Essas inclinações e reações são efeitos da vida de Deus em nós e não méritos nossos. A santificação bíblica não é a anuência a regras abstratas mas uma reação amorosa ao estimulo do Espirito de Deus em nós. O método que Jesus usou foi esse, pode notar toda vez que realizava um milagre deixava bem claro a pessoa o quanto ele foi generosos e quanto ela deveria ser grata a isso. Ele dizia “ alguém te condenou?, nem eu te condeno.” Vai e não peques mais.
O maior apelo de Deus para nós continua sendo o que ele fez por nós. Qualquer forma de santificação de transformação que não seja o que Deus é para nós é soberba, orgulho camuflado e autoconfiança. Que o Senhor nos conceda graça de olharmos para a vida que Deus planejou para cada crente com essa visão, de que realmente estamos mortos para o pecado e vivos para Deus.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."  (II Coríntios 5 : 17)

Pastor Júlio César da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário