" salvos para sermos conforme Jesus Cristo"

Porque não devo pecar?

Porque não devo pecar?
"Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor."  (Romanos 6 : 11)

Essa é uma grande pergunta sobre quais devem ser nossas motivações para ter uma vida santa. Não me admiro que muitas vezes ficamos frustrados ou não conseguimos dar mais que alguns pulinhos na vida cristã porque temos a motivação errada para sermos santos.
Mas vamos ver na bíblia como isso acontece...
Quando lemos Efésios2:1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, podemos vemos como era a nossa condição antes da regeneração. Éramos mortos, sem vida espiritual. Essa morte foi a consequência do pecado de Adão, que por sua vez não ficou limitado somente a Adão, mas passou a todos os homens. Fico pensando se Deus condenou Adão a morte por um pecado, então o que dizer quando o texto diz que éramos mortos em ofensas e pecados? Podemos então dizer que o estávamos absolutamente mortos, mortos, mortos.
Isso no ensina que o homem está morto, ele não reage a nenhum estimulo, e quando dizemos que está morto espiritualmente é que não reage a nenhum estimulo espiritual. E isso nos ensina o que Deus pensa sobre o pecado. Uma sentença dura foi imposta sobre a raça humana, todos nascem mortos espirituais por causa de um pecado.
Mas o texto de efésios nos diz mais, o pecado ainda se tornou um estilo de vida para os mortos espiritualmente. Imagina se Deus condenou Adão por um pecado, imagina nós que andávamos pecando deliberadamente. E ainda mais o pecado se tornou um meio de prazer. Antes da salvação nós não lutávamos contra o pecado, pelo contrário amávamos ficar cobiçando, adulterando, vingando das pessoas, mentindo, se idolatrando tínhamos prazer na iniquidade. Se Deus condenou o homem a morte por um pecado imagine quando nos deliciamos com o pecado o que Deus pensa.
Mas falando sobre porque não pecar, o que isso representa para nós? Vamos pegar essa realidade antiga de como vivamos, as paixões, os prazeres, ao maus hábitos os vícios vamos associar isso a morte espiritual, éramos assim por causa que não havia reação ao estimulo divino, mas agora como ainda viveremos num estilo de vida de morte espiritual? E ainda mais agora somos vivos temos o estimulo divino para fazermos o que agrada a Deus. "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."  (Filipenses 2 : 13)
Não temos desculpas quando dizemos que não conseguimos vencer qualquer pecado, pois temos o estimulo do Espirito Santo em nossos corações, o problema é que não estamos disposto a reagir ante o convencimento do Espirito Santo.
O que temos que faze ré como Paulo disse em Romanos, devemos considerar como éramos, mortos, sem reação aos estímulos, mas não os de Deus, mas a os da carne, do pecado.
Porque não pecar?
1.       Porque não tem jeito de viver no pecado. Vs1-2
Antes éramos mortos, estávamos sem estimulo para Deus, não reagíamos. Mas agora tudo mudou  estamos vivos e consequentemente mortos para o pecado por causa da regeneração. Isso significa que não temos desculpas para continuar uma vida de morte, sem Deus. Agora aquilo que estava morto agora é vivo e o Espirito de Deus é ativo, só podemos ter uma vida no pecado se quisermos ser oponentes ao Espirito de Deus e isso é loucura. "Não extingais o Espírito."  (I Tessalonicenses 5 : 19) não podemos ter uma vida debaixo do império da morte por causa da vida ativa de Deus em nós.

2.       Porque agora estamos vivos. Vs4. A benção da VIDA recebemos de Deus, no ato da regeneração. O mesmo poder que Deus ressuscitou a Jesus é usado em nós. Lembra éramos mortos, o que um morto pode fazer? Quando somos salvos então é declarado que como Cristo ressuscitou e está vivo assim também estamos tão vivos como Cristo está no céu. A vida de Cristo é atribuída a nós. efesios2:5-6 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6  E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Como viveremos ainda no pecado reagindo aos estímulos da carne se a vida de Deus está em nós? Deus nos deu a sua vida, "Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo."  (II Pedro 1 : 4)a vida de Deus está em nós para fazermos e vivermos para a glória do Pai.
3.       Porque já morremos com Cristo. Vs7-10
Veja ele coloca isso como um fato no passado como que Cristo já condenou a morte, quando ressuscitou. A condição de morte que operava já passou, foi por Cristo paga na cruz, o que nos resta é provar as bênçãos da vida que ele trouxe com a ressureição. O crente anda em novidade de vida não é por causa de um padrão moral ou ético, mas porque recebeu a vida de Cristo. A vida no crente é uma realidade tal qual uma criança quando nasce. Você precisa pedir pra uma criança crescer? É natural. Assim é o crente em Cristo é natural a vida Nele pelos méritos de Jesus.
Glória a Deus por isso porque se fosse por nossos méritos estaríamos ainda hoje mortos. Glória a Deus por Jesus que assumiu nossa morte, e sobre ela triunfou. Deus pai o ressuscitou e com ele trouxe vida a todos os que creem.
Irmão agora estamos mortos mas não para Deus, mas para o pecado. Devemos viver com essa mentalidade de que um dia fomos mortos, mas agora estamos vivos.
Conclusão: essas são algumas razoes porque agrada a Deus termos uma vida de santificação. Essas inclinações e reações são efeitos da vida de Deus em nós e não méritos nossos. A santificação bíblica não é a anuência a regras abstratas mas uma reação amorosa ao estimulo do Espirito de Deus em nós. O método que Jesus usou foi esse, pode notar toda vez que realizava um milagre deixava bem claro a pessoa o quanto ele foi generosos e quanto ela deveria ser grata a isso. Ele dizia “ alguém te condenou?, nem eu te condeno.” Vai e não peques mais.
O maior apelo de Deus para nós continua sendo o que ele fez por nós. Qualquer forma de santificação de transformação que não seja o que Deus é para nós é soberba, orgulho camuflado e autoconfiança. Que o Senhor nos conceda graça de olharmos para a vida que Deus planejou para cada crente com essa visão, de que realmente estamos mortos para o pecado e vivos para Deus.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."  (II Coríntios 5 : 17)

Pastor Júlio César da Silva.

Você sabe o que é morte espiritual?


Texto: Ef 2:1-5

 O principio da morte está narrado em Gn2.

Segundo a narrativa bíblica existia 3 tipos de arvore no jardim do Éden.
1.       Frutífera. 1:11
2.       Da vida. Vs9
3.       Do conhecimento do bem e do mal. Vs9

Embora a arvore do conhecimento do bem e do mal fosse agradável a vista, boa para se comer era expressamente proibido comer dela. Gn2:16-17. Engraçado que no meio de tanta arvore de tanta coisa bonita, para essa arvore existia uma pena muito severa, a pena de morte.
O que essa arvore simbolizava a Adão e Eva?
a.       A bondade de Deus. Vs16 Deus era suficientemente bom para advertir o homem sobre a desgraça que seria se ele não escolhesse Deus.
b.      Um estimulo ao amor a Deus. o homem deveria então gastar tudo que tinha em todo o jardim menos naquela arvore. Deveria se deliciar em Deus, em saber que Deus estava ali e não tocar naquela arvore agradava a Deus.
O resultado é que o homem não cumpriu a sua parte de manter-se longe da arvore, e não comer do seu fruto. O resultado então foi o que Deus havia dito, que ele morreria. 3:1-13

A morte não estava nos planos de Deus, mas era o juízo de Deus sobre Adão. O julgamento divino que caiu sobre Adão não só resultou em sua morte física, mas também em sua morte espiritual.
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram."  (Romanos 5 : 12)
A morte espiritual é sobre todos os homens. As Escrituras nos ensinam que este aspecto do julgamento divino que recaiu sobre Adão não estava limitado apenas a ele, mas inclui toda a raça humana.

A consequência da morte no homem espiritualmente.

Isso significa que ele se tornou sensível a toda sorte de estímulos perversos, tanto humanos quanto demoníacos, mas insensível à pessoa e à vontade de Deus. Assim como um homem é declarado morto no momento que deixa de reagir a todas as formas de estímulos, o homem caído também é declarado espiritualmente morto por causa de sua inabilidade absoluta de reagir a Deus.
O homem então por causa do pecado está condenado pela morte espiritual a viver uma eternidade no inferno, e pela morte física está condenado a ter todo tipo de doença, mas a raiz do problema é o pecado. A morte é o efeito do pecado. Então a maior prova de que sou pecador é que estou morrendo.

Vamos ao texto. Efésios 2:1. O texto nos diz: e voz vivificou estando vós mortos em ofensas e pecados.” 

Veja como seria isso. Adão pecou uma vez e recebeu o juízo de Deus, agora o que Paulo está dizendo é que não só o homem pecou lá no inicio de tudo como também leva uma vida de pecados,e sua vida é caraterizada pelo pecado.
Se a única desobediência levou Adão a morte, quanto mais então deveríamos nós estarmos absolutamente mortos por causa do pecado. Isso significa que realmente somos salvos por causa da disposição de Deus em nos salvar.
Se fossemos levar essa ordem de Adão para nossas vidas, quantas vezes teríamos morrido?

A morte espiritual é a pior coisa que um ser humano pode enfrentar na sua vida.

O que o pecado se tornou para o homem?
a.       Um estilo de vida. Vs2
Sem a salvação cada ser humano escolhe um estilo de vida baseado nos seus próprios instintos e não sob a vontade de Deus consequentemente por o homem ser pecador, ele escolhe o pecado, mesmo que seja com formas religiosas. Nossos maiores anseios podem ser pecados.
"O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!"  (Provérbios 21 : 27)

b.      Um meio de satisfação. Vs3.
Sem a salvação o homem não luta contra o pecado, pelo contrário ele vive para o pecado. Imagina, se Deus deu uma sentença de morte para o pecado, o que ele sente quando eu e você nos satisfazemos com o pecado?
"Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade."  (II Tessalonicenses 2 : 12)

Sl36:1-5 A TRANSGRESSÃO do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. 2  Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável.
3  As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.
4  Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.


O que é a morte no homem?
1.     
            É a ausência de Deus.
O homem não regenerado é chamado de morto espiritualmente. É como se ele embora andasse, e aparente tivesse vida, ele não tem vida com Deus. o mundo que vemos hoje é sinal de que o homem está sem Deus.
Imagina como seria a vida do homem se não fosse o pecado? Seria uma vida de constante comunhão com Deus e uma paz sem igual reinaria, seria a coisa mais espantosa que o homem poderia vivenciar em sua vida, mas ao contrário disso o homem vive separado de Deus e sensível até aos demônios.
2.       Ausência do Espirito Santo. Rm8:9
3.       Uma eternidade no inferno. Ap2:11
A morte espiritual se prolonga além da morte do corpo e é um estado de separação eterna de Deus, e ainda mais é um lugar de sofrimento consciente. É oq eu se chama na bíblia de segunda morte ap21:8
Uma esperança para a morte. Vs 4.

A nossa salvação é:

1.       Por causa da misericórdia de Deus. vs4
a.       Mas Deus. no meio do discurso ele para e dá um contraste marcante, só Deus que deu a sentença da morte poderia mudar essa condição. A salvação começa em Deus e termina em Deus. podemos ser salvos por que Deus quis salvar o homem.
b.      Rico em misericórdias. Deus levou em conta o pecado, pense em cada vez que você pecou, merecia a morte, mas maior do que o pecado foi a vontade de Deus de dar outra chance para o homem.
c.       com seu muito amor com que nos amou. Veja o amor dele para conosco, e não nosso amor é mais importante do que qualquer outra coisa. Jo3:16
2.       pelas bênçãos de  Cristo. Vs5-6
a.       a vida de Cristo em nós. Aqui há um verbo composto que está ligado à palavra Cristo, para mostrar que o fato de estarmos vivos tem ligação com o fato dEle estar vivo, isto é, com Sua ressurreição.
3.       Mediante a fé em Cristo. Vs7-8
a.       Somos transformados.
b.      Somos salvos. Vs8. Mediante a fé. Paulo não diz nunca por causa da fé, pois a fé não é a causa, apenas o canal por meio do qual recebemos a nossa salvação.
Conclusão. Essa salvação não vem de nós. 
Não podemos fazer nada para sermos salvos, mas podemos receber pela fé a salvação em Cristo.
"Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor."  (I Coríntios 1 : 31)